Ir para o conteúdo [1]
 

Quem Somos

A Gonçalves nasceu em 1939 como uma pequena tipografia. Hoje, é uma empresa de referência no setor de embalagens, com unidades industriais no Brasil e no México.

Sua história é um exemplo de sucesso empresarial, construído com coragem, dedicação e muito trabalho. Todas as atividades da Gonçalves têm o mesmo foco: o cliente. A capacidade de entender as necessidades de cada um deles e traduzir isso em produtos e serviços de qualidade é a chave para o sucesso da empresa.

 

História

Uma impressora platina, um cavalete de tipos e muita vontade de vencer. Foram esses os recursos investidos por Humberto Gonçalves, em maio de 1939, para fundar a Typographia Gonçalves.

Ao regressar da Itália, em 1945, após atuar junto à Força Expedicionária Brasileira (FEB), seu filho José, assumiu a pequena empresa e, com muita determinação e trabalho, transformou a modesta tipografia em uma das mais respeitadas gráficas de embalagens do Brasil.

Depois de três anos de presença no México com um escritório comercial, em 2008, a Gonçalves inaugurou no país uma moderna planta industrial, fortalecendo os trunfos para atuar como um fornecedor regional para clientes globais. A unidade mexicana conta com equipamentos e tecnologias de ponta, e incorpora a mesma filosofia de trabalho e as mesmas práticas de excelência adotadas no Brasil.

Trajetória Gonçalves

1939

Tendo como recursos apenas uma impressora platina e um cavalete de tipos, Humberto Gonçalves funda, no dia 2 de maio, a Tipografia Humberto Gonçalves, num prédio alugado na Rua Visconde de Parnaíba, 2.373, no bairro do Belenzinho, em São Paulo.

1946

Recém chegado da Guerra, onde atuara como integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o filho José Gonçalves entra como sócio da tipografia, aportando um capital de 200 mil cruzeiros. A empresa muda seu nome para Tipografia Gonçalves.

1962

A tipografia, que fazia basicamente impressos comerciais, produz sua primeira embalagem – para o Creme Pond’s, cosmético bastante popular entre o público feminino, que, depois de décadas, saiu do mercado brasileiro em meados de 2003.

1963

Recorrendo a um empréstimo para completar o capital necessário, a Gonçalves adquire o prédio para onde havia se mudado poucos anos antes, no número 3.028 da Rua Visconde de Parnaíba. Permaneceria nesse local até o final dos anos 80.

1964

Aquisição da primeira impressora offset, um modelo Solna Chief-24, monocolor. A entrada na tecnologia offset foi um grande passo para o desenvolvimento da Gonçalves.

1968

A tipografia Gonçalves passa a se chamar Gonçalves S.A. Indústria Gráfica. Nesse mesmo ano adquire sua primeira máquina de dobrar e colar cartuchos.

1986

Aquisição da primeira máquina de corte e vinco automática, uma Bobst-102. Isso significa um salto de qualidade e produtividade, automatizando uma atividade até então feita manualmente.

1989

A Gonçalves muda-se para a moderna planta de Alphaville, em Barueri (SP), um projeto desenvolvido especialmente para a atividade gráfica. São 7,3 mil m² de área construída, com um layout que racionaliza o processo industrial, adotando um fluxo lógico e contínuo, que favorece a eficiência e a produtividade, sem gargalos ou estoques intermediários.

1993

A aquisição de uma impressora offset 5 cores inicia uma nova era na Gonçalves, que até então dispunha apenas de máquinas offset de 1 e 2 cores. O moderno equipamento – um modelo SpeedMaster CD – representa um salto de qualidade e produtividade, abrindo novos horizontes para o crescimento dos negócios.

1996

Aquisição do sistema de pré-impressão digital, à época o que havia de mais moderno no mercado internacional. O recurso informatiza o processo e permite dar entrada e saída em filme para gravação da chapa, trazendo ganhos de qualidade e agilidade.

1998

Para acompanhar o crescimento da empresa, a Gonçalves mais que duplica as instalações da unidade Alphaville, que passa de 7,3 mil m² para 19 mil m².

2001

Num processo conduzido paralelamente ao de implantação das normas ISO 9002, a Gonçalves torna-se a primeira empresa brasileira do setor gráfico de embalagens a obter certificação ISO 14001 de gestão ambiental. Na época, pouco mais de 250 empresas em todo país tinham essa certificação.

No contexto de globalização, a Gonçalves ingressa na GPA (Global Packing Alliance) Associação formada por indústrias gráficas no setor de embalagens, localizadas em pontos estratégicos de diversos continentes. Os principais objetivos são promover a troca de conhecimentos entre os parceiros e unir forças em prol do atendimento aos clientes, proporcionando soluções globais em embalagens para empresas transnacionais.

2002

Aquisição de um CTP (computer to plate), equipamento que permite a saída de chapa diretamente do computador, eliminando o uso do filme.

2008

A Gonçalves inaugura sua planta no México, país onde atuava desde 2005 por meio de escritório comercial local. Com 10 mil m² de área construída num terreno de 21 mil m², a unidade mexicana adota a mesma filosofia e os mesmos conceitos de excelência que impulsionam o sucesso da empresa no Brasil.

2010

Aquisição do terreno em Cajamar: A Gonçalves adquiriu um área de 69 mil m² no município de Cajamar (SP). Com isso, a empresa se prepara para uma futura expansão. Será o novo passo em sua trajetória de crescimento.

2014

Início da mudança para a nova unidade de Cajamar. Uma edificação que se tornou referência quando o assunto é unir funcionalidade, estética e sustentabilidade em uma planta industrial. Um terreno com 69 mil m², sendo 40 mil m² de área construída.

 

Instalações

BRASIL A Gonçalves Brasil ocupa hoje 40 mil m², num terreno de 69 mil m². Suas instalações foram projetadas para permitir um layout racional da área de produção, com uma disposição de máquinas que contribui para o fluxo natural das etapas de trabalho.
MÉXICO A Gonçalves do México conta com 15 mil m² de área construída num terreno de 21 mil m². Com uma moderna planta industrial e sistemas de controle de última geração, a empresa oferece uma diversidade de embalagens que atendem às necessidades e exigências dos clientes.
 

Gonçalves Empreendimentos

A Gonçalves Empreendimentos é uma empresa criada para administrar os imóveis adquiridos ou construídos ao longo da história do Grupo, tendo como foco exclusivo a administração desses bens.

 

Gonçalves Amazônia

Mais recente empresa do Grupo, a Gonçalves Amazônia foi concebida dentro do conceito que inspira a organização: ser um provedor de soluções em embalagens, o que significa ser capaz de atender o cliente de maneira plena e abrangente, onde ele estiver.

Com sede administrativa em Manaus (AM), ela conta com estrutura administrativa e estoques locais de produtos fabricados pela Gráfica Gonçalves para atender os clientes da Região Norte com segurança, eficiência e entregas no sistema just in time.

Criada em 2015, a empresa é mais uma expressão do propósito do Grupo: mais que um fornecedor de embalagens de qualidade, a Gonçalves é um parceiro que está sempre junto do cliente, empenhado em contribuir para agregar valor ao seu negócio.