Ir para o conteúdo [1]

Notícias

Gráfica Gonçalves investe na Indústria 4.0 e na inovação

A transformação digital tem alterado significativamente, nos últimos anos, a rotina das pessoas, proporcionando crescimento econômico, a formação de profissionais mais qualificados e padrões de vida elevados. Essa mudança também vem afetando a todos de maneira positiva, assegurando eficiência em diversos setores, entre eles o processo produtivo.

A Indústria 4.0 é o termo usado para denominar a utilização de tecnologias que permitam a fusão dos mundos físico, digital e biológico e representa o que os especialistas chamam de Quarta Revolução Industrial. A  inserção da Inteligência Artificial Robótica influencia na produtividade, redução de custos, controle sobre os processos produtivos, a customização de produção, entre outros, proporcionando uma profunda transformação nas fábricas.

Segundo levantamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, estima-se uma diminuição de custos industriais no país, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, de R$ 73 bilhões/ano. Eficiência, redução de custos de manutenção de máquinas e consumo de energia serão os motivos dessa economia significativa para a indústria.

Alinhada com essa tendência, a Gráfica Gonçalves, desde 2014, vem automatizando seus controles de produção. Nossas máquinas já têm os terminais que podem apontar todos os problemas, informar os processos realizados, as manutenções preventivas, e também as necessidades para a produção e, com isto, poderemos obter os dados relevantes para o negócio em tempo real.

No último ano, a empresa investiu fortemente em novas máquinas e equipamentos, com tecnologias de ponta, para melhorar e facilitar a operação e automatizar os controles de produção, tornando nossos processos mais ágeis e estáveis, garantindo a qualidade esperada por nossos clientes.

Além disso, criamos neste ano uma área de Inovação e Desenvolvimento de embalagem para criar oportunidades e desenvolver soluções para nossos clientes. Também estamos buscando alternativas em tecnologias e matérias-primas que possibilitem auxiliar os clientes com design inovador e único, aumentando a interação com o End User. Os objetivos são agregar valor aos nossos produtos e serviços e fazer sempre com qualidade superior, diferenciada e consistente.

A Gonçalves conta ainda com um programa de sustentabilidade, buscando sempre usar embalagens  que contenham pós-consumo (PCR). Esta tendência é uma demanda solicitada pelo mercado e uma contribuição importante para o meio ambiente.

Alexandre Belizário –  Diretor Comercial  e Rogério Neves – Gerente de Produção